segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dicas para tirar a carteira de motorista


Dicas para tirar a carteira de motorista


                 
Obrigações e cobranças à parte, um dos maiores benefícios de atingir a maioridade é poder tirar a carteira de habilitação. Mas o procedimento para dirigir por aí é trabalhoso, demorado e custa dinheiro. 

Para estar apto a dirigir, o aluno deve prestar muita atenção nas aulas teóricas que vão desde perguntas do trânsito até significados de placas. Na aulas práticas, mesmo o aluno não tendo o mínimo de conhecimento, ele aprende desde o básico até o complexo, como estacionar em lugares pequenos.

Para tirar a carteira, você deve passar pelo exame médico e psicotécnico, fazer o CFC (cursinho teórico para formação de condutores), passar pelo exame de legislação de trânsito, e por fim pela prova prática de direção. E como sabemos que o exame de direção é o mais perturbador, selecionamos algumas dicas para você se dar bem:

Evite conversar para não perder a concentração

Procure não conversar muito com os examinadores. Seja educado, mas concentre- se no trajeto. É comum o condutor ser reprovado devido à desatenção provocado pela conversa agradável. Se precisar deixe o avaliador falando sozinho, pois a gentileza pode ser apenas um instrumento para aliviar a tensão do condutor.

Pare corretamente e olhe para os lados

Cuidado quando parar o veículo atrás de outro carro também em situação de parar. Você pode cair em em uma pegadinha. Se você não realizar a parada, pode perder pontos. É uma situação comum de reprovação. Faça o mesmo que o carro da frente: avance, pare e siga em frente.

Atenção para a seta da rampa

O examinador vai dizer “Pode fazer a rampa.” É comum pensar imediatamente em realizar o movimento, mas cuidado a primeira ação consiste em dar a seta. Lembre-se: é melhor deixar apagar o carro (você perde dois pontos) do que esquecer de dar a seta (três pontos). Apagar é grave, mas não dar a seta é gravíssimo. Fique atento, pois você vai ser avaliado pelos pontos negativos em falhas no exame, não podendo ultrapassar três pontos.

Não esqueça a seta inicial da baliza

Na baliza, jamais esqueça de dar a seta. Coloque na cabeça que a baliza começa com a seta e termina após orientação para prosseguir no trajeto. Existe uma métrica que deve ser seguida. A primeira regra indica que você deve parar entre 40cm e 70cm do cone (que representa o outro carro). Se diminuir ou aumentar este espaço, saiba que precisará ajustar todos os outros movimentos até concluir a baliza.

Ajuste o retrovisor, pois ele influenciará na baliza

A prova começa quando você liga o carro. Logo após colocar o cinto, ajuste corretamente os retrovisores. Não ajustar o equipamento é meio caminho para a reprovação. Uma dica importante é ajustar o retrovisor interno de acordo com o vidro traseiro do carro. Se passar dois centímetros deste ajuste, você poderá ter problemas no momento em que realizar a baliza.

Marcha à ré sem acelerador

Cuidado com a marcha à ré. Você vai precisar executá-la na baliza. Duas dicas são fundamentais: não use o acelerador. O comando deve estar na embreagem e no freio. Solte o pé da embreagem para o carro começar o movimento. Outra dica importante: após executada a marcha à ré, passe o câmbio pelo ponto morto e depois siga para a primeira marcha.


Vídeos informativos: "Como tirar a carteira de motorista" 


O Exame Prático de Direção - Baliza 



Adaptado: maisestudo




0 comentários:

Postar um comentário