quarta-feira, 17 de abril de 2013

10 dicas para parar de fumar


10 dicas para parar de fumar


É certo que tudo tenha começado como uma brincadeira, uma "fumadinha" no cigarro do amigo(a) só de vez em quando. Mas agora, poucos meses depois, você está fumando mais de um maço por dia. Que barbaridade! Como é que este hábito pode ter se descontrolado tanto assim? É, vício danado este.

No Brasil, estima-se que, a cada ano, morram mais de duzentas mil pessoas com doenças causadas pelo fumo. Equivale a dizer que a cada ano uma cidade  do tamanho de Blumenau desapareça do mapa.

A não ser que você tenha vivido até hoje numa caverna, conhece de cor todos os malefícios que o cigarro pode lhe causar. Mas se, até o momento, estava propositalmente com os olhos fechados, poderá ver como fica o corpo de um fumante ou poderá ficar assustado ao ver a composição química de um cigarro e mesmo que esteja descrente por fumar há muitos anos, verá que há muitas boas razões para abandonar, sim, o vício.

Cada cigarro representa 11 minutos a menos de vida.

Se você é, por acaso, aquele fumante que não se sente estimulado o bastante para abandonar o tabagismo, precisa conhecer os resultados de um estudo
 feito na Universidade de Bristol, na Inglaterra. Pela primeira vez confrontaram os efeitos do cigarro sobre a expectativa de vida de fumantes do sexo masculino. A pesquisa, que foi publicada na revista "British Medical Journal", fez ainda uma estimativa do número total de cigarros consumidos ao longo da vida de uma pessoa. Se ela fuma um maço por dia, ao final de um ano terá fumado cerca de sete mil cigarros, dos 18 aos 70 anos, terá consumido aproximadamente 380 mil cigarros.

A partir desses dados, os cientistas concluíram que um maço de 20 cigarros, por exemplo, priva o fumante de três horas e 40 minutos de vida. Duzentos cigarros, de um dia e meio. Diante dessas novas informações,
 será que não chegou a hora de concretizar aquela antiga promessa de parar de fumar no ano novo?

- "Ah... se eu quiser eu paro..."
 Se você tem costume de dizer isso, tente parar de fumar por 24 horas, você vai ficar assustado.


Mas basta de dados e de estatísticas estarrecedoras. Se você está decidido a enfrentar com determinação as ânsias de fumar, as dores de cabeça, o nervosismo e a irritabilidade que algumas vezes acompanham a síndrome de abstinência da nicotina e está preparado para deixar o cigarro, siga lendo estas dez sugestões que podem lhe ajudar para que o abandono do cigarro seja menos difícil. O esforço inicial pode parecer heroico  mas em poucos dias você verá o quão simples e fácil é abandonar este vício maldito.
1.     Estabeleça uma data. Marque um dia na sua agenda, num pedaço de papel, no calendário da geladeira ou em todos ao mesmo tempo para deixar de fumar e não mude em absoluto.
2.     Trace um plano. Se você é metódico e gosta de tudo organizado faça uma planilha com metas e prazos estabelecidos; se não, vai na raça e na bagunça mesmo. Decida se vai trocar o vício por uma bala, por goles de água (muito aconselhável) ou simplesmente pela força de vontade (acredite, é possível). Não adote estes sistemas de filtros para parcialmente ir parando, são dispendiosos e em geral não funcionam. Uma vez planejado, não mude.
3.     Desfaça-se das lembranças. Jogue fora os cinzeiros e isqueiros, lave toda a sua roupa para que não tenha cheiro de cigarro e limpe seu carro internamente mesmo que nunca tenha fumado ali. Qualquer coisa que traga lembranças do costume pode provocar um desejo de fumar.
4.     Desfaça dos cigarros. Faça tudo para que, na data combinada para deixar de fumar, seja impossível encontrar uma bituca de cigarro. Assegure-se que tenha jogado todos fora. Solicite aos amigos fumantes para que não fumem perto de você. Eles vão te "encher o saco" a princípio, mas depois verá que legal: todos vão te ajudar.
5.     Afaste-se de outras drogas que possam mudar o seu humor, incluindo o álcool. Se for impossível tome somente algumas cervejinhas, diferente da marca costumeira, com os amigos. Mas não vá "encher os canecos", isso pode debilitar totalmente sua resistência.
6.     Encontra um bom sustituto. Quando tiver vontade de fumar, trate de substituir com outra coisa — toma um copo de água, mastigue um cliclete ou bala de goma, roube a chupeta de algum bebê, crie um blog para contar a sua experiência, escreva um texto e poste aqui no mdig, qualquer coisa. Muitas pessoas acreditam que os melhores sustitutos são aqueles que mantêm ocupadas as mãos e a boca.
7.     Distraia se. Se você manter-se ocupado não pensará em fumar. Saia com amigos não-fumantes ou escolha um passatempo saudável, como correr ou pintar. Estranhamente muitas pessoas dizem que o boliche resolve, tente.
8.     Procure apoio. Este é um momento para procurar o apoio de amizades e familiares — eles podem falar contigo durante os momentos mais difíceis. Se preferir não procurar apoio com as pessoas que conhece ou não pode dizer a eles que fuma, procure um grupo de apoio em tua comunidade ou na Internet.
9.     Procure ajuda de um profissional. Dificilmente isto acontecerá com você, mas se tudo o mais falhar, se você crê impossibilitado de tratar os sintomas para deixar o cigarro, vá ver um médico. Ele poderá receitar uma droga para susbstituir à nicotina, como um inalador ou um adesivo.
10.   Perdoa seus erros. Se você tiver um momento de debilidade e fumar, não creia que é o fim do mundo e que é o final de seu plano para deixar de fumar. Perdoe-se e começe outra vez o mais cedo possível.


Por fim, premia teu sucesso. Use o dinheiro que teria gasto com o cigarro (notará que não é pouco) e compre algo que goste. Tente, você notará que não é tão difícil assim. Boa sorte e sucesso, você consegue!!!

0 comentários:

Postar um comentário